terça-feira, 3 de agosto de 2010

O paracetamol pode levar à morte

Recebi um e-mail ontem que transcrevo abaixo e recomendo que você leia:


Segundo o Prof. Dr. RENAN MARINO, professor de Pediatria na FAMERP (FACULDADE DE MEDICINA DE SJRIO PRETO-SP), a dengue é uma doença virótica, parente da hapatite C, e, sempre foi benigna, isto é, nunca matou.
E NÃO MATA!
Isso até 1957, quando surgiu no mercado a droga chamada PARACETAMOL.

Imediatamente indicada como tratamento para dengue, pelo Ministério da Saúde Brasileiro, embora não exista nenhum trabalho NO MUNDO TODO, que comprove eficácia desta veneno no tratamento da dengue.

A partir de 1957, a dengue começou a matar.
O PARACETAMOL é uma droga que destroi o fígado do paciente.
O virus da hepatite C, já detona o fígado e com o veneno do PARACETAMOL, esse fígado é destruído o que leva o paciente à morte.

A dengue hemorrágica, nada mais é que a reação do organismo quando o fígado, destruido pelo PARACETAMOL, provoca a morte do doente.
Segundo ainda o Professor Doutor, se o paciente NÃO TOMAR PARACETAMOL, ele terá todos os sintomas da dengue: mal estar, frebre, dores nas juntas, vômitos, coceiras e dor nos fundos dos olhos, mas, após uma ou no máximo duas semanas, estará VIVO e bem.
MAS, SE TOMAR PARACETAMOL, corre o risco de morrer.

Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, esse veneno é proibido.
Na Grã-Bretenha, é usado como forma de suicídio.
Tomando 10 comprimidos do veneno chamado PARACETAMOL, em cinco dias, seu fígado é destruído e se não fizer transplante, morre.

Por isso, se você ama alguém, informe-o disso.
Segundo o médico Prof.Dr. RENAN MARINO, pode-se tomar dipirona e seus derivados, pois não são metabolizados no fígado."

Enviado por Lucia de Fátima Miranda em 02/08/2010.


Ao ler o e-mail, logo imaginei que se tratasse de outra Mentira da Web, como acontece com quase todos os avisos alarmantes dessa espécie.

Mas pesquisando... fiquei surpreendido com a quantidade de informações assustadoras sobre esse medicamento existentes na Internet! O PARACETAMOL está presente em medicamentos como Tylenol, Dôrico, Panadol, Dafalgan, Panasorbe, Ben-U-Ron, etc.

O medicamento deve ser evitado sempre que possível.
Se for utilizado, sempre com prescrição médica, porque é um agressor do fígado e devem ser observadas as dosagens máximas.
Há quem diga que a Dengue Hemorrágica ocorre em decorrência do uso deste medicamento.

Não deixe de ler:

E ainda:

24 comentários:

Anônimo disse...

Uma curiosidade então: porque o paracetamol é um dos únicos remédios permitidos para gestantes? Se ele é tão maléfico assim, os médicos não deveriam contra indicá-lo?

Bruno G. Dinardi disse...

Depois dessa postagem, conversei com alguns especialistas no assunto e parece que o risco do medicamento está relacionado à dosagem diária.
Portanto, não tome o Paracetamol sem orientação e acompanhamento médico (isso deveria valer para todos os medicamentos).

Anônimo disse...

Minha mãe não tem uns dos rins e tem problema de coluna e nas juntas de todo o corpo, o que acaba causando muita dor. O médico que a atende só permite que ela tome paracetamol para todos as dores. Será correto? será que com o tempo ela terá também umn problema no fígado? Janaina São Paulo.

Anônimo disse...

Meus amigos, qualquer droga tem a possibilidade de causar efeitos colaterais, bem como todas têm dosagem letal e a terapeutica, às vezes muito próximas uma da outra. Por isso devemos sempre ter cuidado com qualquer medicamento. já tive dengue e tomei paracetamol de 500ml e de 750ml, e somente com o segundo tive o efeito desejado. Não tive D. hemorrágica, talvez pelo fato de não ter histórico de problemas no fígado, contudo minha taxa de plaquetas diminuiu muito, indicando que eu poderia ter chegado a desenvolve-la. O correto é sempre procurarmos mais informação sempre que sugirem dúvidas (principalmente no momento das consultas, quando estamos de frente com um médico) e preferir, sempre que possivel, medicamentos que tenhamos mais segurança.

Saúde a todos.

Anônimo disse...

Quanta ignorância, dipirona e AS sim é um veneno para quem tem dengue hemorragica pois pode agravar o sangramento.
Paracetamol é um remédio e assim tem que ser considerado, não se deve tomar como se fosse balinha de menta, o problema é que as pessoas na sua ignorância tomam sem responsabilidade.

"Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, esse veneno é proibido"
Hahaha, que piada né? Tylenol é bem famoso e utilizado nos Estados Unidos, adoro esses sensacionalistas que inventam as coisas sem base nenhuma, me diga de onde tirou essa informação!

Anônimo disse...

LEITORES COMO FICAMOS?ACREDITAR OU NÃO NESTA INFORMAÇÃO ACIMA?DO PROFESSOR DOUTOR RENAM MARINO,DA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.[FAMERP].A DOENÇA ESTÁ SE ESPALHANDO ASSUSTADORAMENTE.POR FAVOR VAMOS NOS MANTER BEM INFORMADOS.

Anônimo disse...

Leiam os links abaixo:

http://noticias.uol.com.br/uolnews/saude/entrevistas/2005/12/08/ult2748u82.jhtm

http://www.fileden.com/files/2010/8/2/2931828//MPF_Paracetamol.pdf

Caio Figueiredo disse...

) Dipirona É metabolizada no fígado.

2) dengue MATA. SEMPRE MATOU.

3) Dipirona é proibida nos estados unidos. Paracetamol não. House toma, inclusive. Lá chama-se acetaminofeno, mas é exatamente o mesmo composto. o nome vem do radical N, que pode ser chamado de para, então temos duas formas de descrever o composto: N-ACETIL-PARA-AMINOFENOL, ou PARA-ACETIL-AMINOFENOL .

4) Sim, paracetamol é hepatotóxico, mas a partir da dose de 6 gramas por dia, ou seja, doze comprimidos tomados de uma vez. não consigo ver ninguém fazendo isso sem ser uma tentativa de suicídio.

5) A febre hemorrágica da dengue é uma entidade separada. existem tipos virais que tem mais chances de causar a forma. não há qualquer relação entre uso de paracetamol e febre hemorrágica, ou qualquer estudo associando os dois nas bibiliotecas da Cochrane initiative e LILACS.

7) O Dr. Renan Marino é louco. Pirado, sério.

8) Não existem derivados da dipirona.

9) e, é claro que se voce tomar dez comprimidos(dos de 750mg) de paracetamol voce morre, são 7,5 gramas de medicação. mas, se voce tomar 10 comprimidos de dipirona, também morre. dez comprimidos é dose de suicida, e de suicida apenas.

10) Dengue, parente da hepatite c? Não. Ambos são da familia flaviviridae, mas o genero do virus da dengue (flavivirus) o coloca mais proximo da febre amarela do que da Hep C (hepacivirus). isso é como dizer que os homens são parentes dos gorilas (estamos mais proximos do macaco bonobo, ou do macaco rhesus).

11) o Paracetamol começou a ser vendido em 1955, não 1957, já com o nome de tylenol.

12) NINGUÉM TOMA PARACETAMOL PARA TRATAMENTO DE DENGUE. NÃO EXISTE TRATAMENTO PARA A DENGUE. JAMAIS EXISTIU. NINGUÉM INDICA MEDICAÇÃO NENHUMA PARA TRATAMENTO DE DENGUE, MUITO MENOS O MS (ministério da saúde).

13) O que existe é moderar os sintomas. Paracetamol, dipirona, são todos sintomaticos, que visam diminuir a febre (e os calafrios que incomodam), e a dor, apenas para tornar a doença mais "suportável". Mesmo soro fisiologico, quando prescrito, não visa tratar a dengue, visa apenas garantir que o paciente esteja devidamente hidratado, no intuito de prevenir complicações associadas a desidratação.

14) DENGUE NÃO COÇA! prurido retrorbitário é um sintoma de sinusite. não de dengue.

15) Se você tomar dez comprimidos de paracetamol, ninguém vai autorizar um transplante, sabe porque? porque voce é um suicida maluco, e provavelmente vai atirar na propria cabeça da proxima vez que tentar se matar.

16) Paracetamol não é usado como forma de suicido na Grã-Bretanha, é usado como forma de suicido no mundo inteiro, sem exceção. Claro, numa dose abusiva e maluca.

17) a principal causa de morte na dengue hemorrágica é por hipovolemia (ou seja, eles desidratam/sangram até a morte), não por falência hepática.

18) A dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue, mas o texto deixa a entender que é uma forma 100% letal de dengue. PODE matar, mas NEM SEMPRE mata. Lembre sempre: EU JÁ TIVE DENGUE HEMORRÁGICA, E ESTOU DANÇANDO FREVO ENQUANTO DIGITO ESTE TEXTO.

19) Dizer que uma doença é benigna não quer dizer que ela nunca matou. A Gripe comum por influenzavirus tem evolução benigna, mas só na grande epidemia de gripe espanhola, matou 50 milhões de pessoas, numa tacada só.

20) O "Dr" Renan é um "médico" e homeopata (sim, as aspas são pra zoar o desgraçado), que não ensina a cadeira de pediatria da FAMERP, ensina a cadeira de HOMEOPATIA, que é o nome mais chique do charlatanismo descarado, o maior golpe que existe. não é difícil de entender: homeopatas defendem o uso de doses mínimas de medicações, realmente mínimas, a ponto de sugerirem tratamentos com zero molécula. ZERO MOLÉCULA. Você toma com água, e o que faz efeito é A AGUA. porque só o que tem no remédio É AGUA.

Samuel Calheira disse...

Adorei a explicação do ¨Caio Figueiredo¨, valeu cara! depois que li os textos anteriores ao seu, eu já não sabia oque fazer.
Você tirou todas as minhas dúvidas, continue ajudando as pessoas a ficarem mais bem informadas, pois tem vários malucos,que escrevem qualquer coisa sem pesquisar a veracidade dos fatos

Anônimo disse...

meu marido já faz tres dias que delira de febre dor de cabeça dor no corpo nao consegue comer só bebe gatoreid e toma paracetamol recomendado pelo médico. o medico do psmc encaminhou para o posto de saude colher sorologia mas o medico do posto recusou dizendo o senhor tem que esperar até seis dias pois seu hemograma não deu nada, possivelmente o senhor não esteja com dengue, estamos assustadissímos e sem saber o fazer enfim

Anônimo disse...

Meu filho ano passado ficou internado com Hepatite medicamentosa por paracetamol.Ele tomou as vacinas dupla e febre amarela e teve muita febre nos dia seguintes e eu dei paracetamol, a febre não abaixava e tive que levá- lo ao hospital, chegando lá ele estava muito amarelo e acharam que era febre amarela, depois descartaram e constatou que era Hepatite.Aqui em casa não entra mais paracetamol.

Vitor disse...

Mandou Muito bem CAIO.

Concordo com ele,

mais duvidas leiam meu blog:
http://verdadeparacetamol.blogspot.com/

Anônimo disse...

Srs...minha esposa e pesquisadora titular e chefe de departamento na FIOCRUZ, mas prefiro nao expo-la..me afirmou categoricamente a maior parte do que o CAIO escreveu....parabens CAIO, quanto a esse Doutor Renan, e um maluco, e so esta querendo seus cinco minutos de fama a custa de uns poucos incautos...muito cuidado com o que voce recebe via internet...pesquise a veracidade antes de espalhar para outros...

Delma disse...

Se eu havia gostado do que o Caio escreveu, agora gostei ainda mais depois do comentário do marido cuja esposa é pesquisadora da FIOCRUZ. Abraços Caio e os demais.

Anônimo disse...

tenho hepatite c e faço tratamento com peguinterferon e ribavirina. O médico me indicou paracetamol para dor, coceira, e outros... Mandou eu tomar 4 por dia. Eu tomo 1 a noite para suportar os efeitos da medicação. Tratamento de 48 aplicações, não sei se vou suportar até o fim. Paracetamorto. ahahahah

J Matos disse...

O melhor remédio para dengue é Formicida e Caixão, concordo com o médico e será que ele concorda comigo?

Pinho disse...

Meu caro Caio se você ler a Bula do Tylenol, o que deveria ter feito antes de escrever seu post, o teria feito de forma diferente, aqui vai um trecho:

"Advertências

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada (superdose) para provocar maior alívio, pois pode causar sérios problemas de saúde.

Você não deve usar o medicamento para dor por mais de 10 dias ou para febre por mais de 3 dias, exceto sob orientação médica.

Você deve consultar seu médico se a dor ou febre continuarem ou piorarem, se surgirem novos sintomas ou se aparecerem vermelhidão ou edema, pois estes sintomas podem ser sinais de doenças graves.

Se você toma 3 ou mais doses de bebidas alcoólicas todos os dias, deve consultar seu médico se pode tomar TYLENOL® ou qualquer outro analgésico.

Usuários crônicos de bebidas alcoólicas podem apresentar um risco aumentado de doença do fígado se tomarem uma dose maior que a dose recomendada (superdose) de TYLENOL®. O paracetamol pode causar lesão ao fígado."

Não precisa ser muito inteligente para perceber que este medicamento é maléfico para o figado, e para todos, sem exceção, que tenham algum comprometimento deste orgão, crônico ou temporário, quem diz isto é o fabricante basta ler. Até pouco tempo atrás estas advertências não apareciam nas bulas do paracetamol, agora aparecem até por fora da embalagem. Precaução do laboratório? Tirando da reta?

Você avaliza mais o dito cujo que o próprio laboratório que o produz, impressionante.

Anônimo disse...

Eu pretendo cometer suicidio ingerindo altas doses de Paracetamol de 750mg e mais algumas caixas de Fenergan 25mg.Quero saber se a minha chance de morrer é grande???

Anônimo disse...

o texto diz que: "Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, esse veneno é proíbido." MENTIRA!!! NA GRAN BRETANHA, ONDE MORO, O PARACETAMOL EH O ANALGESICO E ANTIPIRETICO MAIS RECOMENDADO PELOS MEDICOS.

Antenor disse...

Sim, paracetamol é hepatotóxico, mas a partir da dose de 6 gramas por dia, ou seja, doze comprimidos tomados de uma vez. não consigo ver ninguém fazendo isso sem ser uma tentativa de suicídio.
A febre hemorrágica da dengue é uma entidade separada. existem tipos virais que tem mais chances de causar a forma. não há qualquer relação entre uso de paracetamol e febre hemorrágica, ou qualquer estudo associando os dois nas bibiliotecas da Cochrane initiative e LILACS.
O Dr. Renan Marino é louco. Pirado, sério!!Já esteve internado em manicônio, no RJ, na década de 80!!
É claro que se voce tomar dez comprimidos(dos de 750mg) de paracetamol voce morre, são 7,5 gramas de medicação. mas, se voce tomar 10 comprimidos de dipirona, também morre. dez comprimidos é dose de suicida, e de suicida apenas.
Dengue, parente da hepatite c? Não. Ambos são da familia flaviviridae, mas o genero do virus da dengue (flavivirus) o coloca mais proximo da febre amarela do que da Hep C (hepacivirus). isso é como dizer que os homens são parentes dos gorilas (estamos mais proximos do macaco bonobo, ou do macaco rhesus).
E o Paracetamol começou a ser vendido em 1955, não 1957, já com o nome de tylenol.
NINGUÉM TOMA PARACETAMOL PARA TRATAMENTO DE DENGUE. NÃO EXISTE TRATAMENTO PARA A DENGUE. JAMAIS EXISTIU. NINGUÉM INDICA MEDICAÇÃO NENHUMA PARA TRATAMENTO DE DENGUE, MUITO MENOS NO MS (ministério da saúde).

O que existe é moderar os sintomas. Paracetamol, dipirona, são todos sintomaticos, que visam diminuir a febre (e os calafrios que incomodam), e a dor, apenas para tornar a doença mais "suportável". Mesmo soro fisiologico, quando prescrito, não visa tratar a dengue, visa apenas garantir que o paciente esteja devidamente hidratado, no intuito de prevenir complicações associadas a desidratação.

DENGUE NÃO COÇA??! Só pra ele...
Se você tomar dez comprimidos de paracetamol, ninguém vai autorizar um transplante, sabe porque? porque voce é um suicida maluco, e provavelmente vai atirar na propria cabeça da proxima vez que tentar se matar.
Paracetamol não é usado como forma de suicido só na Grã-Bretanha,.. é usado como forma de suicido no mundo inteiro, sem exceção. Claro, numa dose abusiva e maluca.
E a principal causa de morte na dengue hemorrágica é por hipovolemia (ou seja, eles desidratam/sangram até a morte), não por falência hepática.

A dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue, mas o texto deixa a entender que é uma forma 100% letal de dengue. PODE matar, mas NEM SEMPRE mata. Lembre sempre: EU JÁ TIVE DENGUE HEMORRÁGICA, E ESTOU DANÇANDO FREVO ENQUANTO DIGITO ESTE TEXTO.

Dizer que uma doença é benigna não quer dizer que ela nunca matou. A Gripe comum por influenzavirus tem evolução benigna, mas só na grande epidemia de gripe espanhola, matou 50 milhões de pessoas, numa tacada só.

O "Dr" Renan é um "médico"(???) e homeopata (sim, as aspas são pra zoar o desgraçado), que não ensina a cadeira de pediatria da FAMERP, ensina a cadeira de HOMEOPATIA, que é o nome mais chique do charlatanismo descarado, o maior golpe que existe. não é difícil de entender: homeopatas defendem o uso de doses mínimas de medicações, realmente mínimas, a ponto de sugerirem tratamentos com zero molécula. ZERO MOLÉCULA. Você toma com água, e o que faz efeito é A AGUA. porque só o que tem no remédio É AGUA.

Antenor disse...

ESSE 'MITO' DE QUE PARACETAMOL MATA,JÁ FOI DESMASCARADO PELO E-FARSAS.COM, HÁ TEMPOS!
Uma rápida busca por “Dr Renan Marinho” n Google nos leva à página do próprio doutor, onde ele mesmo explica (em 2011!) que NÃO é de sua autoria o texto que circula pela web e atribuído a ele!
Apesar de inúmeros estudos que estão sendo feitos a respeito do medicamento, seu uso ainda é liberado no mundo todo. O que é proibida nos Estados Unidos, desde a década de 1970, é a venda da dipirona sódica.
Quanto ao parágrafo que diz que na Grã-Bretanha o Paracetamol é usado para suicídio, fica a dúvida de onde foi tirada tal informação. Há muitos relatos na internet de pessoas que tentaram suicídio se enchendo desses comprimidos e não obtiveram êxito.
Outra dúvida que surge ao lermos o parágrafo é: Se o medicamento é proibido, nesses países,como que os suicidas conseguem compra-lo?
O artigo intitulado “As Origens dos Mitos sobre a Segurança do Paracetamol” diz (em inglês) que dos casos de morte por uso de medicamentos na Grã-Bretanha, 5% foram em decorrência do uso do Paracetamol. Apesar disso, de 97 a 98% desses casos ocorreram por causa do uso exagerado (superdosagem) do produto.
Outro trecho que chama a atenção no texto:
“Tomando 10 comprimidos do veneno chamado PARACETAMOL, em cinco dias seu fígado é destruído e se, não fizer transplante, morre.”
Novamente, o autor não conseguiu explicar de onde foi tirada essa informação. Se eu tomar 10 comprimidos por dia? Se eu tomar 10 comprimidos em 5 dias? Meu fígado vai ser destruído se eu estiver com dengue?
IMPORTANTE dizer aqui que, assim como todo medicamento, O consumo acima do recomendado na bula pode fazer muito mal a sua saúde!
Um estudo feito entre 1992 e 2008, em Edimburgo (Reino Unido), mostrou que a overdose(excesso total) do Paracetamol pode causar problemas nos rins, fígado e cérebro.
Fique esperto quanto a isso!
Fique esperto também que o uso do Paracetamol não é indicado para uso em pacientes com suspeita de dengue. Também não é bom misturar medicamentos com álcool.
Conclusão:
A notícia é FALSA!! Talvez, a intenção de quem inventou o boato podia ter sido a melhor de todas, mas ao inventar trechos e dar o tom alarmista ao texto, o autor se perdeu e acabou criando uma lenda que dura há mais de uma década na web. O aviso não partiu do Dr. Renan Marinho, mas é importante não exagerar nas doses desse ou de qualquer outro medicamento! Em caso de dúvida, procure um médico (sei que é não e fácil marcar uma consulta, mas…).
LEIA MAIS: http://www.e-farsas.com/paracetamol-tylenol-destroi-o-figado-verdade-ou-farsa.html#ixzz2URDPlLky
Read more: http://www.e-farsas.com/paracetamol-tylenol-destroi-o-figado-verdade-ou-farsa.html#ixzz2URCtaNGK

Anônimo disse...

Tem gente que usa paracetamol para suicidio

Anônimo disse...

sempre tomei paracetamol, so fas 30 anos que tomo todos os dias e estou aqui graças a DEUS, NAO ESTOU ACREDITANDO NO QUE LI ........................................

Anônimo disse...

Se uma medicação faz tanto mal. Porque o ministério da saúde não adiverte?

Postar um comentário